O Controle de Ponto é uma das principais obrigações patronais, estabelecido há quase 80 anos pela CLT. O Art. 74. diz que o horário de trabalho será anotado em registro de empregados:


§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-sassinalaçãodo período de repouso.


Existe algumas modalidades para o Controle de Ponto, podemos citar aqui algumas das principais, tais como:

  • Registro manual: a empresa disponibiliza um livro onde os colaboradores podem ir anotando os horários de entrada, pausa para almoço e saída, assim como horas extras;
  • Registro mecânico: controle de ponto com registro manual, no qual o funcionário insere um cartão de papel que registra os horários de intervalos e horas extras;
  • Registro eletrônico: funcionários inserem cartões de ponto ou realizam o registro com sua biometria, assim como há o uso de aplicativos online de ponto empresarial para funcionários que trabalham externos. Hoje é a metodologia mais segura e eficaz.


As leis trabalhistas não obrigam as empresas com menos de vinte colaboradores a efetuarem o controle de registro de ponto e jornada de trabalho, porém, as micro e pequenas empresas podem realizar o controle para que tanto os colaboradores quanto os gestores possam fiscalizar a jornada de trabalho.


Além disso, o controle de ponto passa a ser um recurso que a empresa pode utilizar caso o colaborador entre com ações trabalhistas, pois é uma maneira de comprovar se a jornada foi realizada de acordo com o contrato de trabalho.


A adoção do ponto eletrônico para funcionários traz diversos benefícios tanto para a empresa quanto para os colaboradores. Além da transparência no controle da jornada, questões relativas aos direitos trabalhistas e a gestão eficiente do banco de horas (e das horas extras), são resolvidas com muito mais facilidade.